segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Fabricantes de automóveis buscam recuperar mercado na América do Norte em 2012

Companhias japonesas como Toyota e Honda perderam espaço na América do Norte em 2011 e planejam introduzir novos modelos para vender mais em 2012

As montadoras japonesas de automóveis sofreram dois contratempos decisivos no ano passado: o terremoto de março e as inundações na Tailândia. Ambos os desastres naturais reduziram sua participação no mercado global. No entanto, planejam para 2012 o lançamento de novos modelos na América do Norte para recuperar mercado, informou o diário Nikkei. As oito maiores companhias automobilísticas do Japão vendem mais de 20 milhões de veículos por ano no mundo. Apesar disso, os dois desastres naturais obrigaram o corte da produção de quase dois milhões de unidades no ano passado.

Se alguns perderam, outros ganharam. As montadoras dos Estados Unidos, Europa e Coreia do Sul aproveitaram as circunstâncias para levar o pedaço maior do bolo. De acordo com o diário Nikkei, a queda foi mais acentuada na América do Norte, onde as fabricantes japonesas controlam quase 40% do mercado. Com o objetivo de reforçar sua presença os japoneses planejam aumentar sua produção e apresentar novos modelos neste ano. A Toyota Motor, por exemplo, lançará o híbrido Prius c (Aqua no Japão).

Nos Estados Unidos, a Toyota planeja introduzir 19 modelos e vender 1,9 milhões de unidades em 2012, 15% a mais que no ano anterior. Por sua parte, a Honda Motor espera vender nos Estados Unidos 1,43 milhões de veículos, 24% a mais que em 2011.
As companhias japonesas também estão de olho nos mercados emergentes onde planejam comercializar veículos de baixo preço.
Fonte: IPC Digital com Efe

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