sexta-feira, 22 de junho de 2012

Toyota: a indústria automobilística é a última fortaleza da indústria manufatureira japonesa

Montadora mantém firme o propósito de proteger sua produção nacional

ToyotaA persistente alta do iene está forçando as empresas do Japão a transferir sua produção para o exterior. No entanto, a Toyota está determinada em defender sua produção nacional para apoiar o desenvolvimento tecnológico e a indústria japonesa, informou o jornal Nikkei. Apesar de enfrentar um ambiente de negócios menos favorável que seus rivais estrangeiros devido ao encarecimento do iene e dos impostos elevados, a gigante japonesa se propôs a proteger a produção nacional e o emprego.

Ter uma sólida cadeia de abastecimento é um grande alicerce para fabricar no Japão. “Esta é a fonte da competitividade da Toyota”, disse o presidente da montadora, Akio Toyoda. A concentração de fornecedores não poderia existir a menos que a Toyota desenvolvesse certo número de veículos no Japão. No entanto, as operações domésticas não são rentáveis se a capacidade de produção segue superando amplamente a demanda. Isso levou a Toyota a reduzir sua capacidade de produção no país.

Exceto pelos incentivos para aquisição de carros ecológicos, o governo tem feito pouco para que empresas como a Toyota sejam competitivas mundialmente. Porém, com apoio governamental ou sem ele, a companhia automobilística se mantém firme com sua decisão de proteger a produção nacional sem interferir no projeto de reforçar suas operações no exterior.

A montadora estabeleceu a meta de produzir a nível mundial 10 milhões de veículos por ano. A produção da Toyota no exterior cresceu com rapidez na última década, mas foi duramente atingida pela crise mundial de 2008, motivo pelo qual está fortalecendo sua estrutura interna para que seu crescimento seja mais sustentável e menos vulnerável a fatores externos.

A alta do iene ameaça os fabricantes japoneses. “No ritmo atual, a indústria manufatureira do Japão pode entrar em colapso”, advertiu Toyoda. “A indústria automobilística é a última fortaleza (da indústria manufatureira japonesa) e vamos defender a produção no Japão”, finalizou.
Fonte: IPC Digital

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário