sábado, 26 de julho de 2014

Toyota usa cobre reciclado em veículos

Montadora e parceiras desenvolveram método avançado para reaproveitar o metal na fiação de carros

A Toyota, em parceria com a Tsusho e mais nove empresas, desenvolveu uma tecnologia automatizada avançada de reciclagem de cobre contido dentro da fiação dos veículos.

Toyota usa cobre reciclado em veículos
O grau de pureza do produto reciclado na operação é de 99,9%, tornando o componente reutilizável e mantendo suas características e propriedades.

Ao final da vida útil do veículo, sua fiação é removida e o produto bruto é prensado. Com a ajuda de uma resina específica para triagem, o cobre é separado dos demais componentes, peneirado de acordo com tamanho e peso e coletado magneticamente.

Após essa primeira fase, a Toyota encaminha o cobre para produção da fiação, que será utilizada para equipar os veículos da marca.

Atualmente, a Toyota já utiliza cobre reciclado em parte de seus carros no Japão e tem a intenção de aumentar essa participação gradativamente para 1 mil toneladas até 2016.

De acordo com estudos da montadora, a quantidade de cobre disponível no mundo abasteceria os diversos mercados que o utilizam apenas por mais 40 anos, tendo em vista que o recurso é finito e o consumo aumenta exponencialmente. Baseado nisso, a reciclagem e reuso tornam-se cada vez mais importantes.
Fonte: Alternativa
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário