terça-feira, 31 de março de 2015

Japão lança novo sistema de ajuda a desempregados e pessoas necessitadas

O governo se propõe e montar um 'plano de ajuda' de acordo com as dificuldades que cada pessoa enfrenta

iens-japaoUm novo sistema de ajuda a pessoas que estão passando por dificuldades começa a funcionar nesta quarta-feira, dia 1º, em todo o Japão, após ter sido experimentado em alguma cidades como Yokohama (Kanagawa) e Osaka.

A intenção do governo é centralizar o atendimento em um único local, seja para pessoas que perderam o emprego e estão procurando trabalho, ou para quem não tem onde morar e precisa de dinheiro para pagar o aluguel de uma casa.

Pessoas desempregadas ou que precisam de outro tipo de ajuda podem fazer consultas nas prefeituras das grandes cidades ou nas sedes do governo das províncias onde moram para solicitar a aplicação do Seikatsu Konkyuusha Jiritsu Shien Seido (生活困窮者自立支援制度), ou sistema de ajuda para dar autoconfiança às pessoas necessitadas, na tradução livre.

O governo se propõe e montar um "plano de ajuda" de acordo com as dificuldades que cada pessoa está enfrentando, seja na área de trabalho, moradia ou assistência financeira, oferecendo condições para uma vida digna e criando um ambiente que facilite sua recuperação social.

Mulheres que se separaram do marido ou foram obrigadas a sair de casa por algum motivo e não têm condições de cuidar dos filhos sozinhas também podem recorrer à ajuda.

Segundo o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar Social, responsável pelo novo sistema, as pessoas que estão passando por dificuldades muitas vezes não têm condições psicológicas ou financeiras para se locomover até o Hellowork para procurar emprego ou até a prefeitura para pedir subsídio. Por isso o governo resolveu centralizar o atendimento, mas os outros órgãos de ajuda continuam funcionando normalmente.

O Seikatsu Konkyuusha Jiritsu Shien Seido pretende identificar as pessoas necessitadas logo na fase inicial dos problemas, antes mesmo delas recorrerem a outras formas de ajuda, como o auxílio-subsistência (seikatsu hogo).
Fonte: Alternativa

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário