sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Produção das fábricas cai no Japão; taxa de desemprego sobe para 2,5%

Os riscos globais crescentes prejudicam a demanda e ameaçam a economia do país
Produção das fábricas no Japão

A produção industrial japonesa se contraiu em novembro e reverteu parcialmente o ganho do mês anterior, enquanto as vendas no varejo diminuíram drasticamente, à medida que os riscos globais crescentes prejudicam a demanda e ameaçam a economia do país, que depende das exportações.

A queda nas fábricas foi de 1,1 por cento, pressionada por um recuo na produção de máquinas para uso geral, após um aumento de 2,9 por cento em outubro, segundo dados divulgados pelo governo nesta sexta-feira (28).

Fabricantes entrevistados pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI) esperam que a produção suba 2,2% em dezembro, mas caia 0,8% em janeiro.

O declínio ocorre em um momento de aumento da volatilidade nos mercados globais devido a preocupações com a desaceleração do crescimento nas economias dos EUA e da China, a incerteza sobre as políticas fiscal e monetária dos EUA e o protecionismo comercial.

Além das preocupações sobre a demanda no exterior, o consumo privado do Japão, que representa cerca de 60% da economia, também não mostra sinais de força.

As vendas no varejo do Japão aumentaram 1,4 por cento no ano até novembro, desacelerando acentuadamente em relação ao aumento de 3,6 por cento observado em outubro e diminuindo o ganho de 2,2 por cento esperado pelos economistas.

Desemprego
Dados separados mostraram que a taxa de desemprego do Japão subiu para 2,5% em novembro, ante 2,4% em outubro, e a disponibilidade de empregos cresceu para 1,63 vagas por candidato, de 1,62 no mês anterior, o melhor índice em 44 anos.

O envelhecimento e o encolhimento da população do Japão levaram a um mercado de trabalho restrito, causando escassez de mão de obra e elevando os salários gradualmente, à medida que muitas empresas se esforçam para atrair trabalhadores.
Fonte: Alternativa com Reuters
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário