segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

TSMC de Kumamoto e o desafio da escassez de mão de obra estrangeira

A instalação da gigante de semicondutores, TSMC, em Kumamoto trouxe um desafio, o de como resolver a escassez de mão de obra estrangeira

Taiwan Semiconductor Manufacturing Company
A instalação da gigantesca Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) na província de Kumamoto trouxe novos ares para a economia local mas, enfrenta um desafio.

A província de Kumamoto foi designada como Zona Especial de Estratégia Nacional, o que permite um período de revisão mais curto para o status (visto) de residência ao contratar trabalhadores estrangeiros especializados em semicondutores, tanto para a TSMC quanto para suas parceiras.

Porém, o desafio é a séria escassez de mão de obra, não só na indústria de semicondutores propriamente dita, mas também nas empresas relacionadas. Por isso, um crescente número de pequenas e médias empresas estão contratando trabalhadores estrangeiros.

Para superar a situação atual em que o processo de triagem para o status de residência dos estrangeiros está demorando, o governo de Kumamoto decidiu designar a província como uma “zona especial de cooperação regional para solução de problemas” em junho do ano passado e começou a operar em 22 deste mês.

Em uma zona especial como essa, o período de revisão do status de residência será reduzido para cerca de um mês, possibilitando a verificação da situação empresarial das empresas que buscam contratar trabalhadores estrangeiros antes do início da revisão.

Isso facilitará a contratação de mão de obra estrangeira em meio à escassez.
Fonte: Portal Mie com NHK 

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário