quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Japão disposto a tomar “ações decisivas” para enfrentar a alta do iene

Governo apoiará empresas afetadas pela valorização da moeda local
O Governo japonês insistiu que está preparado para tomar “ações decisivas” para enfrentar a alta do iene frente ao dólar e ao euro e assegurou que apoiará as empresas afetadas pela valorização da moeda. O Executivo apresentou seu plano interno para fazer frente aos aumentos da moeda local, que nos últimos meses tem mantido uma contínua trajetória de valorização diante do dólar e euro, que prejudica seriamente os exportadores japoneses.

O plano do Governo mantém aberta a possibilidade de lançar mão de uma nova intervenção no mercado de câmbio para desvalorizar o iene, tal como fez no início de agosto de forma unilateral e em março, em consenso com o G7. Os efeitos dessas intervenções, no entanto, desapareceram em poucos dias e na atualidade o iene é negociado a média de 76 unidades frente ao dólar e 104 frente ao euro, perto de um recorde.

De forma pararela, o Governo japonês pretende aplicar políticas para aproveitar os efeitos positivos da alta do iene em favor da economia nacional através da revitalização da indústria, segundo a agência local Kyodo.

Entre as medidas propostas estão novas ajudas para pequenas e médias empresas como corte de impostos, que se incluiria no terceiro orçamento extraordinário preparado para este ano fiscal.

O orçamento está focado em boa parte em financiar a recuperação das áreas do nordeste afetadas pelo terremoto e tsunami de 11 de março, assim como cobrir medidas para impulsar a estagnada economia japonesa e evitar que a dívida pública, a maior de um país industrializado, dispare ainda mais.
Fonte: IPC Digital
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário