Fabricantes japoneses preparam novos modelos para combater a queda da demanda
As vendas de carros no Japão caíram 9% interanual em outubro, pelo segundo mês consecutivo, noticiou o jornal Nikkei. O declínio é atribuído ao fim dos incentivos governamentais para a compra de veículos ecológicos. No mês passado, foram vendidos 225.543 veículos (excluindo os minicarros). O programa de subsídio do governo terminou no final de setembro.
Naquele mês as vendas caíram pela primeira vez em 13 meses. No entanto, o declínio foi menor do que outubro (8,1%). A demanda de carros Honda caiu 45% interanual. Em menor proporção, caíram as vendas da Toyota (6,4%). Por outro lado, as das Nissan subiram 3,3%.
Ainda assim, a queda foi muito menor do que o registrado em outubro de 2010 (27%), após a conclusão de um programa de incentivo semelhante, analisou o Nikkei. O declínio não surpreendeu osfabricantes japoneses, que preparam o lançamento de novos modelos para combater a diminuição da procura.
A Honda, por exemplo, acaba de lançar seu novo N-One, enquanto a Mazda planeja lançar o seu Mazda6 no fim do mês. O segmento de minicarros não foi afetado pelo fim dos subsídios. Em outubro, as vendas desses veículos cresceram 0,5% para 133.790 unidades.
Fonte: IPC Digital