sexta-feira, 26 de abril de 2013

Banco do Japão eleva sua previsão de crescimento para 2,9%

As previsões melhoraram devido à influência das medidas de flexibilização econômica aprovadas recentemente pela entidade

Banco do JapãoO Banco do Japão (BOJ) elevou nesta sexta-feira as suas previsões de crescimento da economia japonesa, tanto com relação ao PIB como sobre a inflação, ambos sob a influência das medidas de flexibilização econômica aprovadas recentemente pela entidade.

Segundo as estimativas do BOJ, o PIB crescerá 2,9% em 2013, seis décimos além do que estimara anteriormente, enquanto o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) ficará em 0,7%, alta de três décimos sobre a previsão em janeiro.

A expectativa para este ano é que "o Japão volte ao caminho da recuperação moderada", uma vez que já "deixou de debilitar-se e mostra sinais de melhora", detalhou o BOJ em comunicado.

O banco central japonês também ratificou o seu plano para encerrar, em dois anos, a deflação registrada no país há cerca de 15 anos, ao anunciar que a inflação deverá ser de 1,4% em 2014 e de 1,9% em 2015, muito perto da meta de 2% projetada pelo Governo e a entidade. Quanto ao PIB, o BOJ prevê crescimento de 1,4% no ano que vem e de 1,6% em 2015.

Em sua análise semestral da economia japonesa, o banco central ressaltou que espera que em 2013 a "demanda doméstica se mantenha forte devido aos efeitos da flexibilização monetária e de outras medidas econômicas" aprovadas nos últimos meses.

No início de abril, o BOJ anunciou um novo e contundente programa de estímulo impulsionado por seu novo governador, Haruhiko Kuroda, que supôs a ampliação da base monetária, ao duplicar a compra de dívida pública e de ativos financeiros de maior risco.
Fonte: Exame com Efe

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário