sábado, 11 de maio de 2013

Expectativa das empresas japonesas melhora depois de queda histórica do iene

Dólar supera a marca dos 101 ienes e bolsa de Tóquio sobe com força

A Bolsa de Tóquio subiu com força nesta sexta-feira e fechou no seu nível mais alto desde janeiro de 2008, graças ao dólar que ultrapassou a barreira dos 100 ienes e melhorou muito as expectativas de lucro das empresas japonesas, indicaram analistas locais.

O índice Nikkei fechou com alta de 416,06 pontos (2,93%). O setor de máquinas de precisão liderou os rendimentos, seguido pelo de fabricantes de automóveis e corretoras de valores enquanto que apenas o de medicamentos retrocedeu.

"Muitos fabricantes de automóveis já tinham taxas de câmbio favoráveis ​​para este ano, e agora há ainda mais expectativas de que os resultados serão bons por esta queda do iene", disse Hiroaki Hiwada, analista da Toyo Securities, à agência Kyodo. O dólar superou a marca dos 101 ienes pela primeira vez desde abril de 2009 após dados positivos sobre o mercado de trabalho nos Estados Unido.

Um iene barato favorece os fabricantes de veículos e os grandes exportadores japoneses porque tornam seus produtos mais competitivos e aumentam seus lucros quando repatriados. As companhias automobilísticas mais beneficiadas pela queda do iene são a Toyota Motor, Mazda Motor e Fuji Heavy Industries (fabricante da Subaru) que tiveram alta de 5%, 7,3% e 11,3%.

Entre as fabricantes de máquinas de precisão, a Nikon teve aumento de 14,6% depois de a empresa de equipamentos fotográficos anunciar que espera que seu lucro operacional aumente em 67% neste ano.
Fonte: IPC Digital com Efe
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário