quinta-feira, 11 de julho de 2013

Banco do Japão afirma que economia do país está melhorando

Pesquisa revela evolução no mercado interno pelo sétimo mês seguido

Banco do Japão afirma que economia do país está melhorandoO Banco do Japão elevou sua avaliação da economia nesta quinta-feira (11), dizendo que o país está "começando a se recuperar moderadamente". Foi a primeira vez que o Banco Central faz o uso da palavra "recuperar" para descrever as condições econômicas desde janeiro de 2011.

Em um comunicado, o conselho de política monetária do BOJ decidiu por unanimidade manter a compra de títulos do governo que foi iniciado em abril , a fim de dobrar a base monetária e em seu objetivo de acabar com a deflação que afeta o país por quase 15 anos.

O banco central tem como objetivo alcançar a inflação sustentada de 2 por cento em um período estimado de dois anos.

Pouco mais de três meses desde o governador Haruhiko Kuroda ter orquestrado uma mudança dramática na política do banco, a recuperação econômica do Japão está ganhando força com as exportações e a recuperação do iene, aumentando os gastos dos consumidores e a pressão deflacionária diminui gradualmente.

O anúncio de quinta-feira pode adicionar peso para a visão de que o BOJ não irá modificar seu programa de flexibilização para o momento, a menos que se torna claro que são necessárias mais medidas de flexibilização para produzir inflação de 2% em dois anos, o objetivo político principal do banco.

Na perspectiva de crescimento do Japão, o BOJ vê a economia em expansão de 2,8% neste ano fiscal, diante a previsão anterior de crescimento de 2,9%. Ele espera um crescimento de 1,3% no ano fiscal de 2014, contra a marca anterior de 1,4% ascensão. Para o ano fiscal de 2015, o BOJ prevê um aumento de 1,5%.

A base política do BOJ decidiu por unanimidade manter a sua política chave de impulsionar a base monetária do Japão por Y60-Y70 trilhões por ano, principalmente por meio de compras agressivas de títulos do governo.

O resultado foi tão esperado por 12 analistas consultados pela Dow Jones Newswires.
Fonte: IPC Digital

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário