sábado, 24 de janeiro de 2015

Declaração de imposto de renda terá ajuda de intérpretes em Toyohashi

Atendimento nos dias 1 e 8 tem objetivo de ajudar o estrangeiro a fazer o procedimento de forma correta 

Declaração de imposto de renda terá ajuda de intérpretes em Toyohashi

Por mais um ano, a Associação Internacional de Toyohashi vai ajudar os trabalhadores que precisam fazer a Declaração Individual de Imposto de Renda. O serviço é gratuito e será realizado em dois domingos, 1 e 8 de fevereiro, na Prefeitura de Toyohashi (Aichi).

Os declarantes terão ajuda de intérpretes de português, espanhol e inglês. Serão atendidas 80 pessoas por dia e as vagas devem ser reservadas antecipadamente. A iniciativa conta com o apoio da Associação Brasileira de Toyohashi (NPO-ABT) e da Associação dos Contadores da região Tokai.

Ano passado foram atendidas 229 pessoas, sendo 173 brasileiros, 21 peruanos, 31 filipinos, 3 bolivianos e um inglês. “Para o dia 1 todas as vagas já foram preenchidas, mas ainda restam oitenta para o dia 8”, revela Guida Suzuki, da Associação Internacional.

O atendimento tem o objetivo de ajudar o estrangeiro a fazer a declaração de forma correta, explicando todo o processo com a ajuda de intérpretes. “E para não perder dia de serviço, sempre realizamos aos domingos. Infelizmente existem algumas empresas que não repassam o valor da restituição aos funcionários. Por isso, muitas pessoas não declaram pela empresa os dependentes e fazem conosco, recebendo o dinheiro com segurança na conta bancária”, explica Guida.

Documentos
Mas não são todas as pessoas que podem utilizar o serviço gratuito da Associação, apenas as que se enquadram nas seguintes condições: se a empresa não fez o ajuste de final de ano; se mudou de empregou ou ficou desempregado; se não declarou os dependentes ou se houve alteração; se tem duas ou mais fontes de renda; se tem seguro de saúde ou de vida que ainda não foi declarado.

Os documentos a serem apresentados variam conforme o que será declarado, mas em geral são os seguintes: comprovante de renda e recolhimento de impostos (Gensen original), Gaikokujin Touroku ou Zairyu Card, passaporte, caderneta bancária, carimbo (inkan), certidão de nascimento e casamento (originais e com tradução em japonês) para comprovar a ligação com os dependentes no exterior, comprovante de remessas bancárias, recibo de despesa médica alta e comprovante de pagamento do seguro de saúde e de vida.

Consultas gratuitas
Somente no dia 1 de fevereiro será possível também fazer a declaração de autônomo (prestadores de serviços como intérpretes, quem vende roupas, acessórios) e de compra de imóvel, mas a vaga deve ser reservada antecipadamente.

Ainda neste dia, a advogada brasileira Deisi Shimabukuro realizará consultas jurídicas gratuitas, tirando dúvidas sobre casamento e divórcio, leis trabalhistas, o acordo da previdência entre Brasil e Japão e outros casos.

E dia 8 haverá consulta gratuita com despachantes, que vão esclarecer sobre vistos, juki card, naturalização, abertura de empresas e outros assuntos. A colaboração é da Associação dos Despachantes da Região de Aichi Tousan Shibu.

“Para as consultas não é necessário fazer a reserva. O atendimento será por ordem de chegada”, finaliza Guida.

Declaração de Imposto
Informação e reserva: Associação Internacional de Toyohashi
Telefone: 0532-55-3671 (das 10h às 17h)
Telefone: 080-9115-3303 (somente no dia da declaração)
Taxa: Grátis
E-mail: guida@kr.tcp-ip.or.jp.
Local do evento: Prefeitura de Toyohashi (13º andar)
Endereço: Aichi ken Toyohashi shi Imahashi cho 1
Fonte Alternativa
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário