terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Aula demonstrativa na Escola de Mecânica da Toyota

Curso de Mecânica Automobilística para Brasileiros Residentes no Japão
Para mostrar como funciona a TTCN-Toyota Technical College Nagoya e o Curso de Mecânica Automobilística para Brasileiros Residentes no Japão, está programada uma aula demonstrativa (chamada de Open Campus) na cidade de Kyosu (Aichi), no dia 14 de fevereiro, das 13h30 às 16h00.

Esse curso voltado para a comunidade brasileira já está na sua 17ª turma, tendo sido criado em 1.999, e já formou 292 técnicos. Com a turma deste ano, o número de formandos ultrapassará a casa dos 300. Do total desses formandos 32% se encontra em concessionárias e 10% na Toyota do Brasil. Os demais se encontram em outros estabelecimentos, segundo informações do professor titular Valdemar Yamada.

O convite para conhecer as instalações da escola técnica e também para interagir com os alunos tem o objetivo de mostrar aos pais e interessados como funciona, quais são as possibilidades do aluno, como é o processo seletivo, as aulas e a expectativa depois de formado. O próximo período letivo se inicia em setembro deste ano, mas antes é preciso passar pelo processo seletivo que ocorrerá nos dias 13 e 14 de junho.

Serão admitidos alunos de 16 a 29 anos e o número de vagas é 20 por ano. “Essa idade limite foi aumentada para que possamos dar mais oportunidade às pessoas da comunidade”, explica Yamada que anteriormente era até 27.

Visita do Brasil
No dia 30 de janeiro o Chefe do Departamento de Serviço Técnico da Toyota do Brasil, o engenheiro Diego Vianna, que veio a trabalho na matriz japonesa, esteve em visita à instituição e teve a oportunidade de ouvir cada um dos 17 alunos atualmente matriculados. Dentre eles há alunos que vieram de escola japonesa e estão aprimorando o idioma japonês no contato com os colegas. E Vianna apontou um fator vantajoso de saber mais idiomas, além do pátrio, dentro da organização. O engenheiro ficou muito satisfeito em ouvir que a maioria dos alunos vislumbra fazer faculdade de engenharia para dar um up na carreira. Outro aspecto que Vianna apontou e animou os alunos foi o senso de responsabilidade mais forte que os alunos formados no Brasil em outras escolas. “Esse é um diferencial, pois aqui se aprende o kaizen, os procedimentos passo a passo e o trabalho em equipe”, enfatizou.

TTCN-Toyota Technical College Nagoya

Acompanhado do ex-aluno da TTCN, da 2ª turma, Ricardo Utiyama, que trabalha junto com ele dentro da Toyota do Brasil, citou-o como exemplo de carreira. Quando Utiyama retornou ao Brasil ingressou numa concessionária e enquanto isso cursou engenharia mecânica. Depois de formado é que ingressou na empresa e já esteve 7 vezes de volta ao Japão, sempre a trabalho. Os ex-alunos interagiram com ele como um exemplo de pessoa que está fazendo sucesso dentro do plano de carreira traçado. “Esta escola é a minha base e toda vez que volto me emociono, pois foi daqui que ganhei todo o conhecimento para iniciar a carreira”, contou Utiyama.

Contato com a TTCN-Toyota Technical College Nagoya
Telefones: 052-400-3611, ramal 568 ou 090-8334-3997
Aichi-ken Kiyosu-shi Haruhi Ichibanwari 1
Fonte: IPC Digital

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário