quinta-feira, 21 de maio de 2015

Mie abre curso gratuito de formação de intérpretes para atuar em hospitais

Serão 5 aulas e uma prova classificatória; concluintes poderão ser chamados para atuar no setor médico

curso gratuito de formação de intérpretes para hospitaisA Fundação de Intercâmbio Internacional de Mie irá iniciar um curso gratuito para treinar intérpretes para atuar no setor médico da província, como hospitais.

O curso terá cinco aulas e deve ocorrer em Tsu (Mie) a partir do próximo mês, informou o portal CB News nesta quinta-feira.

As vagas estão abertas para os interessados que tenham domínio do japonês e outro idioma, como português, espanhol, tagalo ou mandarim. No curso, haverá aulas que envolvem conhecimento do ramo médico e diferenças culturais entre os países.

Mie é uma província com mais de 40 mil estrangeiros, sendo que há um número expressivo de brasileiros residentes.

O treinamento é promovido pela Fundação desde o ano de 2003 e o órgão desenvolve também atividades de envio de pessoas capacitadas para atuar nas instituições médicas que necessitam de intérpretes.

De acordo com o representante da entidade, Atsumasa Uchida, desde o ano passado uma prova classificatória foi inserida ao treinamento. “Com o resultado da prova, dividimos os interessados em três níveis e enviamos os profissionais para as instituições de acordo com a classificação”, explicou.

Desde o início deste novo sistema, há 23 intérpretes de português, 14 de espanhol, 5 de tagalo, 8 de mandarim e 11 de inglês que estão registrados no sistema. Este ano, o curso não foi aberto para falantes do idioma inglês.

Para participar, o interessado deve ter um conhecimento avançado do idioma japonês (superior à conversação diária) e possibilidade de atuar nas instituições médicas conforme for solicitado. Além disso, o candidato deve participar obrigatoriamente das cinco aulas propostas.

Cada idioma possui um limite de 20 vagas e os interessados podem se inscrever até o dia 17 de junho. A ficha de inscrição deve ser baixada no site oficial da entidade.

Em 2013, a província de Mie enviou intérpretes de português e espanhol para instituições médicas, como parte do Programa Emergencial de Geração de Empregos, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar Social.

Desde então, a demanda por profissionais com habilidades linguísticas aumentou na província. Atualmente, seis instituições médicas em Mie, como o Hospital Universitário de Mie e o Centro Médico Kuwana Leste, na cidade de Kuwana, têm interpretes de português.
Fonte: Alternativa

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário