domingo, 28 de junho de 2015

Projeto de lei que garantia “salário igual para trabalho igual” foi revisado antes de ser aprovado

trabalho-fabrica-japaoO parlamento japonês aprovou, no dia 19 de junho, o polêmico projeto de lei que altera as regras para a contratação de trabalhadores temporários que, segundo o Ministério do Trabalho, irá melhorar o sistema de trabalho como um todo e incentivar a efetivação de trabalhadores temporários.

No entanto, um importante ponto do projeto, que garantiria a igualdade salarial para os trabalhadores (temporários ou efetivos) que exercem a mesma função na empresa, foi alterado uma semana antes de ser votado na Câmara Baixa. A revisão do texto do projeto foi feita pela coalizão governista em conjunto com o Partido da Inovação do Japão, que é o autor da proposta original.

No texto sobre a igualdade salarial, a expressão “garantia de igualdade salarial de acordo com a função de trabalho” foi alterada para “garantia de salário igual e equilibrado de acordo com o conteúdo do trabalho, grau de responsabilidade e outras circunstâncias.”

Em média, os trabalhadores temporários contratados por agências (empreiteiras), ganham cerca de 65% do salário de um trabalhador efetivo que ocupa a mesma função. No entanto, de acordo com um editorial do jornal Mainichi, o termo “equilibrado” poderia ser usado pelas empresas para justificar um salário ainda menor para os trabalhadores temporários que ocupam funções menos relevantes.
Fonte: IPC Digital
www.shigoto.com.br
visto japonês, emprego no Japão, turismo no Japão e passagem para o japao

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário