quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Japão aprova legislação para combater abusos contra estagiários estrangeiros

Programa é acusado de promover importação de mão de obra barata para suprir escassez de trabalhadores 
Estagiários estrangeiros no Japão

Em resposta às crescentes críticas sobre abusos e violações de direitos humanos no local de trabalho, o governo japonês promulgou, na última sexta-feira (18), uma legislação especial para supervisionar as empresas que empregam estrangeiros participantes do programa de estágio técnico.

A legislação foi aprovada após o governo incluir enfermagem na lista de setores abrigados pelo programa. Com o envelhecimento da população, o governo estima que a demanda por esse tipo de profissional deverá crescer nos próximos anos.

Criado em 1993, o programa é acusado de promover a importação de mão de obra barata para suprir a escassez de trabalhadores.

Para combater os abusos e violações de leis trabalhistas, o governo irá criar uma agência para inspecionar as condições de trabalho e oferecer serviços de aconselhamento aos estagiários.

Sob a nova legislação, as empresas contratantes não poderão confiscar o passaporte ou restringir o livre deslocamento dos estagiários, o que são recorrentes denúncias recebidas pelo Ministério do Trabalho.

De acordo com o ministério, 70% das cerca de 5.700 empresas e organizações que empregam estagiários estrangeiros violaram algum tipo de lei trabalhista no ano passado.

Segundo informações da agência Kyodo, a próxima etapa no aperfeiçoamento do programa será a exigência de um nível básico de conhecimento da língua japonesa para evitar problemas de comunicação.
Fonte: Alternativa
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário