terça-feira, 8 de novembro de 2016

Japão emite 15 mil vistos de trabalho para estudantes estrangeiros após formação

Escassez de mão de obra qualificada é vista como um dos principais agravantes da estagnação da economia 

Estudantes estrangeiros no Japão

O mercado de trabalho japonês está ficando cada vez mais atrativo aos estrangeiros que vêm ao país para estudar, principalmente nas áreas que requerem mão de obra qualificada.

Em 2015, foram emitidos 15.657 vistos de trabalho para estudantes estrangeiros que se formaram no Japão, representando um aumento de 100% em relação a 2010.

O aumento do interesse em permanecer no país é resultado da melhoria das condições de trabalho, de acordo com o governo.

A grave escassez de mão de obra qualificada é vista como um dos principais agravantes da estagnação da economia.

Em junho, durante uma reunião com empresários, o primeiro-ministro Shinzo Abe prometeu agilizar a emissão do visto permanente para estrangeiros altamente qualificados.

Segundo o Ministério da Justiça, a área de marketing é a mais procurada por estrangeiros recém-formados, seguida de tradução e tecnologia da informação.

Cerca de 80% dos estudantes concluíram no Japão o curso de bacharelado ou mestrado em suas áreas. Os asiáticos representam 90% do total.

Para permanecer no Japão, o estudante estrangeiro deve trabalhar na sua área de formação. O visto de trabalho só é emitido após a contratação formal da empresa.

Atualmente, cerca de 257 mil estrangeiros estão estudando no Japão.
Fonte: Alternativa
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário