segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Entrada de mais trabalhadores estrangeiros no Japão é apoiada por 47% das empresas, mostra pesquisa

O governo japonês planeja criar um novo status de visto de cinco anos
 trabalhadores estrangeiros no Japão

A aceitação de mais trabalhadores estrangeiros em áreas onde o Japão está enfrentando escassez de mão de obra foi apoiada por 47 por cento das 1.005 empresas entrevistadas em uma pesquisa do jornal Mainichi realizada por telefone entre os dias 6 e 7 de outubro. Trinta e dois por cento foram contra a ideia, enquanto 22 por cento optaram por não responder à pergunta.

O governo japonês planeja criar um novo status de visto de cinco anos para trabalhadores estrangeiros a partir do próximo ano. As opiniões estavam divididas quanto a permitir ou não que esses estrangeiros ficassem no Japão por um período ilimitado de tempo.

Enquanto 40% apoiaram a ideia de um limite de tempo irrestrito, 38% foram contra. Os 21 por cento restantes não responderam. O governo não tem planos de estender o visto do período atualmente planejado de cinco anos.

Entre aqueles que são a favor mais trabalhadores estrangeiros em setores como construção e cuidados a idosos, 63% apoiaram permanência ilimitada, enquanto 32% desaprovaram tal opção. Os números foram invertidos entre aqueles contra a expansão da aceitação de trabalhadores estrangeiros, com 28% para permanência ilimitada e 67% contra.

Os resultados da pesquisa sugerem que o governo deve fornecer explicações detalhadas e cuidadosas dos projetos de lei relacionados aos trabalhadores estrangeiros que pretende apresentar durante a sessão extraordinária do Parlamento, programada para o próximo dia 24.
Fonte: Alternativa com Reuters
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário