quinta-feira, 21 de março de 2024

Exportações do Japão aumentam lideradas por automóveis

As exportações do Japão cresceram pelo terceiro mês consecutivo em fevereiro com o apoio de entregas robustas de veículos

exportações do Japão
As exportações do Japão cresceram pelo terceiro mês consecutivo com o apoio de entregas robustas de veículos, oferecendo suporte para a economia enquanto a demanda doméstica continua fragmentada.

Em fevereiro, as exportações aumentaram 7,8% em comparação ao ano anterior, divulgou o Ministério das Finanças nesta quinta-feira (21). Isso se comparou a um ganho de 5,1% estimado pelos economistas.

As importações avançaram em 0,5%, correspondendo à previsão de consenso. O déficit comercial diminuiu para ¥379,4 bilhões (US$2,5 bilhões). Exportações ajustadas sazonalmente caíram 1,5% comparadas com janeiro.

As entregas de veículos aumentaram em 20%, enquanto aquelas para autopeças subiram 23%, sustentando o resultado ano a ano.

Esses ganhos vieram mesmo com a produção de automóveis do Japão ter sido prejudicada após a Daihatsu Motor, subsidiária da Toyota, ter suspendido a fabricação doméstica e entregas de vários modelos em dezembro devido a escândalo de certificação.

Partes dessa produção foram restauradas no mês passado, enquanto outras linhas voltaram às operações apenas neste mês.

Exportadores do Japão estão monitorando as perspectivas de demanda em seus principais mercados no exterior.

O atual crescimento em exportações, mesmo com os feriados na China e uma desaceleração na produção de automóveis no país, é um ponto brilhante para uma economia em que a demanda doméstica e a produção industrial têm mostrado sinais de fraqueza.

Dados de gastos de capital foram revisados para cima no quarto trimestre, permitindo que a economia evitasse uma recessão técnica, mas os gastos das famílias caíram por 11 meses seguidos, vistos que lares estão cortando despesas face à inflação persistente.
Fonte: Portal Mie com Japan Times

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário