quarta-feira, 13 de julho de 2011

Toyota reforça produção no Japão em meio à valorização do iene

Alta da moeda japonesa frente ao dólar prejudica exportações.
Montadora diz que 40% de sua produção global ocorrerá no seu país-sede.
A Toyota anunciou nesta quarta-feira (13) que irá investir US$1,3 bilhão nas operações no noroeste do Japão, inclusive comprando duas unidades que hoje estão parcialmente sob seu comando, a Toyota Auto Body e a Kanto Auto Works. A ação é, segundo a montadora, uma tentativa de fortalecer a produção local e amenizar o impacto de um ano de alta valorização do iene frente ao dólar, o que prejudica as exportações.

Número 1 em vendas no mundo em 2010, mas afetada pelo terremoto ocorrido no Japão em março passado, a montadora planeja fabricar 3,03 milhões de veículos neste ano em seu país-sede, o equivalente a 40% de sua produção mundial.

Isso deixa a empresa mais exposta aos valores recordes do iene do que as concorrentes Nissan e Honda, por exemplo, que deverão produzir no Japão um terço do total global que preveem para o ano. Nesta quarta, o dólar chegou a 78,48 ienes, o menor nível da moeda japonesa desde março.

"Não há dúvidas de que produzir no Japão continuará sendo um grande desafio enquanto as condições não mudarem, por isso apelamos ao governo para ajudar na competição contra estrangeiros", diz o presidente da montadora, Akio Toyoda. "Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance porque não queremos desistir da 'monozukuri' japonesa", completou o executivo, referindo-se à tradução do país na manufatura.

A região noroeste é considerada pela Toyota uma terceira base no Japão, complementando os pólos de Tokai e do sul da ilha de Kyushu. Para o presidente da montadora, o objetivo é que essas regiões de tornem mais autônomas e se destinem à produção de segmentos específicos de veículos. Kyushu será voltada para carros de luxo da marca Lexus; as unidades do noroeste, nas de Tohoku, no noroeste, ficará a produção de carros compactos.
Fonte: G1 com informações da Reuters
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário