terça-feira, 30 de agosto de 2011

Governo japonês oferece incentivos para evitar que empresas transfiram produção ao exterior

Executivo lança medidas para responder ao impacto negativo da alta do iene
O governo japonês e o Banco do Japão (BOJ) apresentaram uma série de medidas para responder ao impacto negativo da alta do iene no setor de exportação, um dos grandes motores da economia japonesa.

Entre as medidas se incluem assistência financeira para aos exportadores mais afetados, oferecer incentivos às empresas para evitar que transfiram sua produção para o estrangeiro e para impulsionar a troca de ienes por moeda estrangeira, informou a agência local Kyodo.

Além disso, propõe ajudar o financiamento das pequenas e médias empresas exportadoras através de incentivos para manter suas instalações de pesquisa, desenvolvimento e produção no Japão, assim como promover a indústria do turismo, gravemente afetada depois de 11 de março.

O pacote de medidas chega como consequência da recente alta do iene, que é um grave problema para os principais exportadores que perdem competitividade em relação a países como Coreia do Sul e outros emergentes, ao encarecer seus produtos e reduzir seus benefícios no exterior para repatria-los.

“Vamos continuar vigiando de perto o mercado de moedas e tomaremos as medidas decisivas quando necessárias”, informou o governo japonês através de um comunicado, acrescentando que espera que o BOJ colabore na elaboração de respostas políticas importantes.

Yoshihiko Noda, próximo-ministro do Japão prime, anunciou a criação de um fundo anual de 100 milhões de dólares para combater a força do iene através da iniciativa privada.
Fonte: IPC Digital com Efe
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário