terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Sony busca novas alternativas para o futuro

Empresa não vai produzir mais computadores pessoais

Sony JapanA empresa japonesa Sony anunciou na quinta-feira (6) a demissão de 5.000 trabalhadores, como parte de um plano de reestruturação que inclui o fim da fabricação de computadores pessoais. O anúncio antecede o resultado para o ano fiscal, que deve ser negativo.

A atividade de fabricação de PCs da Sony, reunida sob o selo Vaio, será vendida ao fundo de investimentos JIP (Japan Industrial Partners). O grupo não revelou detalhes financeiros, mas especula-se que o negócio renderá entre 40 e 50 bilhões de ienes (cerca de R$ 940 milhões a R$ 1,18 bilhão).

Sony também vai reestruturar a divisão das TV. A decisão faz parte do plano de reestruturação da empresa, que passa pela venda da marca de computadores Vaio. Ainda assim, a Sony não desistirá da marca Bravia tão facilmente como da marca Vaio, já que o mercado das TV “ainda é importante” para os planos da empresa. De momento, a Sony domina o mercado japonês e americano com televisões 4K.

DNA Empresarial
Os padrões da Sony no passado era explorar as "sub- marcas" da empresa, produtos como Bravia, as câmeras de vídeo Handycam, ou as câmeras digitais Cybershot, são nomes valiosos da marca Sony.

Kunitake Ando, um ex- presidente da Sony afirmou o que cada produto citado representa para a empresa: "As marcas são o DNA da Sony."

A Sony não vive um bom momento financeiro há alguns anos e isso está se refletindo em suas avaliações de crédito. Nesta segunda-feira, 27, a gigante japonesa teve sua avaliação reduzida para "junk", ou "lixo" em português, pela agência de classificação de risco de crédito Moody's.

Apesar do sucesso nas vendas do Playstation 4, a Sony não tem tido sucesso em outros ramos de atividade, onde tem visto a concorrência crescer, a pressão do mercado aumentar e sua participação diminuir.

É o caso do ramo de PCs, notebooks e câmeras, onde a japonesa sempre teve muito sucesso, mas o crescimento dos smartphones e tablets tem feito as vendas caírem vertiginosamente, o que tem se refletido em anos consecutivos de prejuízo para a Sony. A companhia ainda não conseguiu decolar na área de mobilidade.

Além disso, o mercado de TVs tem se mostrado extremamente complicado. Apesar de produzir televisores de qualidade, a Sony não tem conseguido acompanhar as concorrentes Samsung e LG em relação a preço, o que também tem feito as vendas caírem.

Com o downgrade, os empréstimos deverão ficar mais caros para a Sony, o que obviamente é ruim para os negócios da empresa. A Moody's também aposta que "a rentabilidade da Sony deverá permanecer fraca e volátil".

"Esperamos que a maioria dos seus negócios com eletrônicos para consumo, como TVs, mobile, câmeras digitais e PCs, devem continuar enfrentando pressão para redução de receitas.

Novos Rumos
A Sony começará a investir em saúde. A empresa está formando uma nova empresa com o intuito de pesquisar o genoma humano para tornar realidade a medicina personalizada, como resultado de uma colaboração de uma subsidiária e uma empresa americana.

Chamada P5 Inc, a nova empreitada foi formada a partir da M3, uma empresa de medicina cuja acionista majoritária é a Sony, e a Illumina, que produz equipamento de sequenciamento do genoma.

A colaboração é vista pela Sony como uma plataforma de informação do genoma, capaz de oferecer serviços de análise para corporações e instituições de pesquisa e agregar dados genéticos com outras informações médicas. Inicialmente, os serviços beneficiarão apenas as instituições japonesas.

A expectativa é que o negócio se expanda até pacientes individuais, oferecendo a mesma mistura de dados para oferecer assistência médica personalizada. As pesquisas poderiam desenvolver novos métodos de tratamento para identificar a origem e a propensão de doenças.

A Sony não esconde que a área médica só aumenta de importância dentro da estratégia da empresa, e o CEO Kaz Hirai já anunciou que é um de seus planos inclui-la entre os pilares do negócio da gigante japonesa
Fonte: IPC Digital

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário