A disseminação do novo coronavírus pelo Japão já impacta gravemente e a economia do país.
As vendas do comércio, a indústria e o turismo estão sofrendo graves consequências e não há perspectiva de recuperação em curto prazo.
Segundo reportagem da emissora NHK, as grandes lojas de departamento do país estão registrando queda superior a 10% nas vendas, em comparação ao mesmo período do ano passado.
Além do consumo, a redução no número de turistas estrangeiros também está impactando a economia. No mês passado, o Japão recebeu um número baixo de visitantes da China, apenas 10% do que costumava ser antes do coronavírus. A perspectiva é de uma redução ainda maior este mês.
O cancelamento de grandes eventos também paralisou um importante setor da economia e provocou queda no consumo.
O setor da indústria também está sofrendo forte impacto. A redução na produção e envio de componentes da China tem afetado a produção da indústria japonesa e provocado piora na situação econômica dos trabalhadores.
O impacto na economia não tem sido percebido apenas no Japão, mas também no âmbito mundial. Outros países asiáticos, Estados Unidos, Europa e até o Brasil estão sofrendo os efeitos da quarentena voluntária ou obrigatória e a queda das bolsas de valores.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu a previsão da taxa de crescimento global para abaixo dos 2,9% do ano passado, que foi o pior índice registrado nos últimos dez anos.
Fonte: Alternativa