A montadora japonesa Subaru é a oitava do país a informar sobre a paralisação temporária das suas fábricas, sendo que a do Japão é em Gunma
A montadora japonesa Subaru informou na quarta-feira (1.º) que suspenderá a produção das fábricas no Japão e do exterior, temporariamente, por causa da disseminação do novo coronavírus.
As fábricas de Ota (Gunma), a principal e a de Yajima, terão as atividades suspensas a partir de 11 deste mês, por falta de peças produzidas no exterior.
A Toyota e outras montadoras também já decidiram suspender a produção. Com o anúncio da Subaru, todas as 8 fabricantes de carros estarão com linhas de produção paralisadas temporariamente no Japão. Desde o Grande Terremoto ao Leste do Japão, em 2011, é a primeira vez que isso acontece.
A Subaru informou que pretende retornar somente depois do feriado de Golden Week, em 11 de maio. Prevê-se que o impacto negativo seja de cerca de 40 mil unidades, equivalentes a 4% dos resultados da produção mundial em 2019, com 987 mil.
A fábrica de Indiana, nos Estados Unidos, paralisada, retornaria em 6 deste mês. No entanto, a retomada foi prorrogada para 17. Portanto, no total serão 71 mil veículos a menos.
Fonte: Portal Mie com ANN, Nikkei e Asahi