Algumas escolas já retomaram as aulas, como em Tottori e Aomori
O governo do Japão poderá levantar o estado de emergência em todo o país antes do final deste mês, mesmo em províncias que estão em "alerta especial", como Tóquio e Osaka.
Segundo noticiou a NHK, Yoshihide Suga, secretário-chefe do gabinete do primeiro-ministro Shinzo Abe disse a repórteres nesta quinta-feira (7) que especialistas analisarão e avaliarão por volta de 14 de maio o número de casos de Covid-19, bem como a disponibilidade de assistência médica em cada região.
Ele disse que se os especialistas decidirem que a declaração de emergência pode ser levantada antes de 31 de maio, o governo fará isso independentemente da situação das províncias.
Escolas
Enquanto isso, cerca de 140 estudantes retornaram às aulas em uma escola primária na província de Tottori, que estava fechada desde 27 de abril.
"Eu estava em casa e entediado, então estou feliz (por estar de volta)", disse um garoto da terceira série, que não quis ser identificado.
"Mal posso esperar para almoçar e ver meus amigos", acrescentou.
Masafumi Kohara, pai de dois meninos que frequentam outra escola primária na província, disse que as escolas são "precisamente" o tipo de local que as pessoas foram aconselhadas pelo governo a evitar.
"Não sei o que é certo", disse Kohara, de 34 anos.
Um total de 76 escolas administradas pelo governo da província de Aomori também reabriu após fechar temporariamente em 20 de abril.
Na cidade de Aomori, vários estudantes do ensino médio que usavam máscaras foram para a escola de bicicleta ou foram deixados de carro. Eles foram vistos conversando com amigos que estavam esperando por eles.
"Estou feliz que eles tenham reaberto, pois posso ver meus amigos novamente", disse o estudante Raimu Fujita, 16 anos.
"No entanto, estudar será um pouco complicado."
Fonte: Alternativa