Setor de serviços, no entanto, é impulsionado pelo turismo
O crescimento da atividade industrial do Japão desacelerou ainda mais, caindo para uma mínima de 21 meses em outubro, à medida que as pressões de custo atormentam os fabricantes, ainda que as empresas do setor de serviços tenham recebido um impulso com a reabertura do país para turistas estrangeiros.O au Jibun Bank Flash Japan Manufacturing Purchasing Managers' Index (PMI) caiu para um ajuste sazonal de 50,7 em outubro, abaixo dos 50,8 finais do mês anterior.
O número marcou o sétimo mês de crescimento fraco e a expansão mais lenta desde janeiro de 2021, embora tenha ficado acima da marca de 50, que separa contração de expansão.
A produção da fábrica parecia destinada a contrair pelo quarto mês consecutivo, já que os novos pedidos domésticos e de exportação continuaram a encolher. O setor manufatureiro enfrentou dificuldades diante da fraca demanda e severas pressões de custos, disse Laura Denham, economista da S&P Global Market Intelligence, que compilou a pesquisa.
"A taxa de inflação dos preços de produtos subiu para um novo pico em outubro, uma vez que as empresas continuaram a compartilhar os crescentes encargos de custos com seus clientes", disse Denham.
Os preços no atacado do Japão subiram 9,7% em setembro em relação ao ano anterior, enquanto a taxa de inflação ao consumidor ficou em 3,0% no mês.
"Com as pressões inflacionárias permanecendo elevadas em todo o setor privado, a confiança dos empresários caiu para o menor nível em seis meses", disse Denham.
No entanto, o setor de serviços teve um crescimento. O au Jibun Bank Flash Services PMI Index expandiu pelo segundo mês, subindo para um ajuste sazonal de 53,0 em outubro, após o final de setembro de 52,2, de acordo com a pesquisa. No início deste mês, o Japão reabriu suas fronteiras para turistas estrangeiros individuais após mais de dois anos de isolamento pandêmico.
O au Jibun Bank Flash Japan Composite PMI, que é estimado usando manufatura e serviços, também acelerou, subindo para 51,7 em relação aos 51,0 finais do mês anterior, mostrou.
Fonte: Alternativa com Reuters