Lojas de karaage tiveram popularidade alta durante a pandemia, mas muitas lojas começaram a falir com o fim das restrições sociais
Algo incomum está acontecendo com os “karaage”, cuja popularidade cresceu rapidamente no Japão após à pandemia. De acordo com a Japan Karaage Association, o número de restaurantes especializados em karaage aumentou em quase 2.000 em dois anos, de aproximadamente 2.500 em 2020 para 4.379 em todo o país.Entretanto, no período de janeiro a junho de 2023, foram identificadas nove falências de empresas que operam restaurantes de karaage, principalmente as que operam apenas “takeout”. Esse número é mais do que em 2009, que teve 6 casos, sendo o maior número de todos os tempos.
No entanto, muitos dos restaurantes de pratos fritos são pequenas empresas com um ou dois pontos de venda e, se forem incluídos os fechamentos e encerramentos não divulgados, acredita-se que mais restaurantes que oferecem frituras tenham falido.
Crescimento na pandemia
Em meio ao rápido crescimento da demanda por “refeições caseiras” devido à pandemia, os alimentos fritos, que não perdem o sabor mesmo quando frios, tornaram-se populares como um acompanhamento fácil para viagem. O número de restaurantes explodiu nos últimos anos à medida que mais e mais empresas se concentram no karaage como o protagonista de novos negócios devido ao seu baixo investimento inicial, fácil operação e matéria-prima barata.
Por outro lado, o mercado está gradualmente se transformando em um “oceano vermelho”, já que a concorrência se intensificou, especialmente nas áreas urbanas, devido à rápida abertura de novos restaurantes nos últimos anos. A flexibilização das restrições para sair de casa levou a uma redução na demanda por comida para viagem (take out), enquanto os preços do frango importado, do óleo de cozinha e de outras matérias-primas subiram.
Em alguns casos, o baixo custo da matéria-prima, que era um ponto forte, não é mais uma realidade e algumas empresas faliram por não conseguirem suportar o aumento dos custos.
Nos últimos anos, foi desenvolvida uma estratégia de diferenciação, como o uso de carne barata e alimentos fritos feitos com ingredientes e métodos de cozimento especiais. Embora ainda haja espaço para a expansão no interior ou áreas rurais, onde o número de lojas é relativamente pequeno em comparação com as áreas urbanas, existe a possibilidade de um abalo no futuro, à medida que as lojas de alimentos fritos perderem a preferência dos consumidores.
Fonte: Portal Mie com Teikoku Data Bank