A Nissan reduzirá drasticamente a produção na planta de Oppama em julho e agosto, impactada pelas vendas fracas do Nissan Note
A Nissan Motor planeja realizar cortes de produção em grande escala em sua planta principal de Oppama, localizada em Yokosuka (Kanagawa), durante os meses de julho e agosto, conforme informaram fontes confiáveis.O motivo desta decisão seriam as vendas fracas do modelo compacto Nissan Note, fabricado na unidade.
Relatórios indicam que a produção será reduzida em quase 50%, e a taxa de utilização da capacidade pode cair para cerca de 20%.
A fábrica de Oppama é uma das sete plantas domésticas e internacionais que a Nissan está considerando fechar, destacando as dificuldades crescentes enfrentadas pela unidade.
No período de redução, os funcionários estarão envolvidos em tarefas como manutenção das linhas de produção, e a Nissan não planeja realizar demissões.
Planta-mãe da Nissan
Em operação desde 1961 como a “planta-mãe” da Nissan para tecnologias de produção, a fábrica de Oppama possui uma capacidade anual de 240 mil unidades.
Em 2010, começou a produzir o Leaf, o primeiro veículo elétrico de massa do mundo, fabricando cinco modelos até 2019.
No entanto, a planta foi redimensionada em parte devido ao envelhecimento das instalações, e a produção do Leaf foi transferida para a fábrica de Tochigi (Tochigi), com Oppama produzindo somente o Note e seus derivados atualmente.
No Japão, a Nissan está organizando o fechamento da planta de Oppama e da planta de Shonan em Hiratsuka, também na província, da sua subsidiária Nissan Shatai.
Internacionalmente, a fabricante está considerando encerrar a produção de veículos na África do Sul, Índia e Argentina, além de fechar duas plantas no México.
Fonte: Portal Mie com Yomiuri