segunda-feira, 5 de julho de 2021

Honda deixará de fabricar modelo Clarity em agosto para se concentrar em veículos elétricos

A montadora também encerrará a fabricação da minivan Odyssey e do sedã de luxo Legend até o final do ano

Honda
A Honda Motor Co. anunciou que interromperá em agosto a fabricação do Clarity, modelo que usa célula de combustível de hidrogênio, devido às baixas vendas. A empresa se concentrará no desenvolvimento de veículos totalmente elétricos. 

Ainda em abril a fabricante já havia anunciado que se dedicaria apenas a carros com célula de combustível e EVs até 2040, seguindo a mudança de veículos movidos a gasolina, para manter a meta de carbono zero, publicou o jornal The Asahi. 

A Honda lançou seu modelo de célula de combustível em 2016, dois anos após a Toyota Motor Corp. ter começado a vender o modelo Mirai.

O preço do modelo da Honda no Japão é robusto, 7,84 milhões de ienes. Além disso, não há postos de hidrogênio em larga escala no Japão. 

Assim, a empresa vendeu apenas 240 unidades de seu modelo Clarity em 2020 dentro e fora do Japão.

Um representante da Honda alegou que levará muito tempo até que carros com células de combustível de hidrogênio sejam amplamente aceitos, ,o que impacta a produção em massa e gera altos custos. 

Mas a montadora japonesa continuará trabalhando com a General Motors Co. no desenvolvimento deste tipo de tecnologia. Mas não tem planos para um sucessor do Clarity no momento. 

A Honda disse que se concentrará em carros elétricos por enquanto. Atualmente, ela produz apenas um modelo e sua meta inicial de vendas limitada de 1.000 unidades já havia terminado desde seu lançamento no outono passado.

A montadora deve encerrar a fabricação da minivan Odyssey e do sedã de luxo Legend até o final do ano. Os dois modelos são montados na unidade de Sayama, na província de Saitama, que será fechada definitivamente no final de março. 

Ainda que as vendas de suas motos continuem fortes, o desempenho dos negócios da Honda em automóveis permanece lento. Para dar conta disso, a empresa está buscando integrar as instalações de produção e reduzir sua capacidade de fabricação no mercado doméstico e no exterior.

A margem de lucro operacional para a seção de automóveis da Honda para o ano comercial encerrado em março de 2021 foi de 1,0 por cento, muito inferior aos 6,5 por cento da Toyota.
Fonte: Alternativa

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