A montadora japonesa produziu 771.382 veículos globalmente em outubro
A Toyota Motor vai paralisar linhas de três fábricas no Japão por até quatro dias em dezembro devido à falta de algumas peças, mas, por outro lado, anunciou nesta terça-feira (29) que sua produção global aumentou em outubro.A produção será suspensa na linha 2 da fábrica de Takaoka nos dias 2 e 9 de dezembro; linha 1 da unidade de Tahara nos dias 1, 2, 9 e 16 e nas linhas 1 e 2 da fábrica de Miyata no dia 28 de dezembro.
As paralisações afetarão a produção de modelos como Land Cruiser Prado, Harrier, HAV4 e os carros de luxo Lexus.
A Toyota informou um aumento de 23% na produção global de veículos em outubro, superando sua própria meta pelo terceiro mês consecutivo, enquanto a indústria se esforça para superar a persistente escassez de chips que prejudicou a produção.
A montadora japonesa produziu 771.382 veículos globalmente em outubro, acima de uma meta rebaixada de 750.000 unidades e um aumento de 23% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
Mas o crescimento desacelerou em relação à produção mensal recorde de mais de 887.000 carros fabricados em setembro, e a Toyota continua enfrentando interrupções na cadeia de suprimentos enquanto a China luta contra surtos de Covid-19 em todo o país e implementa restrições e bloqueios.
A empresa disse nesta terça-feira que estava ajustando algumas operações na China devido aos lockdowns.
No início deste mês, a Toyota cortou sua meta de produção anual, uma vez que luta contra o aumento dos custos de material e uma escassez persistente de chips.
Um executivo da Toyota encarregado de compras disse na época que a escassez global de chips automotivos continuaria, já que os fabricantes priorizaram o fornecimento de produtos eletrônicos, enquanto desastres naturais, bloqueios de Covid-19 e interrupções nas fábricas retardaram a recuperação no fornecimento de chips automotivos.
A Toyota espera produzir 9,2 milhões de veículos neste ano fiscal que termina em março de 2023, abaixo da previsão anterior de 9,7 milhões, mas ainda à frente da produção do último ano financeiro de cerca de 8,6 milhões de unidades.
Fonte: Alternativa com Reuters